sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Anorexia e Bulimia: O que é ?











A maioria das pessoas pessoas costumam confundir anorexia com bulimia e vice e versa, ana e mia como é tratada a "carinhosamente" pelas Pró-ano e Pró-mia , não são as mesma coisa , tem caracteriticas diferenrentes, e comportamentos diferentes.



O que é Anorexia Nervosa?


É um transtorno alimentar em que a pessoa priva-se de se alimentar, levando-a a um emagrecimento a níveis abaixo do peso mínimo normal. Essas pessoas, na maioria mulheres, têm plena convicção de que são gordas e a idéia de virem a ganhar gramas, as apavora e gera angústia.



Quais outras características podem sinalizar a Anorexia Nervosa?


Existe uma obsessão pela idéia do emagrecimento em pessoas com Anorexia Nervosa.
O peso corporal é uma obsessão e o pensamento gira sempre em torno de comida. É comum que colecionem receitas e cozinhem para que os outros a sua volta comam "por elas".
As mulheres tem seu ciclo menstrual interrompido por no mínimo 3 semanas consecutivas, e o corpo perde os caracteres femininos devido ao emagrecimento exagerado. Mesmo assim, permanecem em constante dieta hipocalórica e estão sempre insatisfeitas com sua aparência física e com a crença de que estão gordas.
As anoréxicas desenvolvem rituais estranhos em torno da alimentação e muitas vezes comem escondido. Outra obsessão são os exercícios físicos que chegam a ser praticados em exagero para acelerar a perda de peso e compensar o mínimo de ingesta alimentar.
A Anorexia Nervosa faz com que a vivência da forma do corpo seja distorcida e gera sofrimento.
Muitas moças chegam a necessitar de internamento hospitalar devido ao risco de óbito pela baixa ingesta alimentar.

Existem tipos diferentes de Anorexia Nervosa?

Sim. O DSM IV descreve 2 tipos . Um em que o indivíduo apenas recusa-se a manter o peso corporal no nível normal e priva-se de comer, sem no entanto envolver-se em auto-indução de vômitos e abuso de diuréticos e laxantes. No outro tipo de Anorexia Nervosa, os jejuns prolongados alternam-se com episódios de comer compulsivo e posterior purgação através de vômitos e abuso de laxantes e diuréticos.

Como se trata a Anorexia Nervosa?

Em geral a Anorexia Nervosa esta associada á depressão e por isso é tratada com antidepressivos.
Em termos psicológicos pode-se dizer que a necessidade de manter o corpo com caracteres assexuados e a própria suspensão da menstruação, caracteriza dificuldades em relação à sexualidade madura.
A psicoterapia atua sobre esses fatores e ajuda o indivíduo a previnir e identificar recaídas.
Outro papel importante da psicoterapia é o auxílio no desenvolvimento de uma identidade sexual madura, e a identificação de situações que favorecem a depressão e o retorno dos sintomas.



O que é a Bulimia Nervosa?

É um transtorno alimentar em que o indivíduo tem episódios frequentes de ingesta alimentar compulsiva. Em pouco tempo o bulímico consome grande quantidade de alimentos e de preferência, alimentos hipercalóricos. Existe um sentimento de falta de controle sobre o comportamento de comer e o indivíduo sente-se incapaz de parar de alimentar-se.
Em geral come muito rápido e chega a passar mal, pois ingere grandes quantidades de comida num período de tempo determinado. Para compensar a ingesta alimentar exagerada, o bulímico faz longos períodos de jejum, induzem vômitos, usam laxantes, diuréticos, enemas e praticam exercícios físicos de forma obsessiva.

O Bulímico é aquele indivíduo gordo que come muito?

Não. Em geral o bulímico mantém seu peso no nível normal ou pouco acima do normal e por isso seu problema passa despercebido. Em geral se alimentam pouco na frente dos outros e quando a sós comem compulsivamente.
Depois se "desintoxicam" passando longos períodos dentro do banheiro para induzirem vômitos ou fazendo jejuns prolongados.

Que outros sinais indicam a Bulimia Nervosa?

Como na Anorexia Nervosa , há a interrupção da menstruação; o interesse exclusivo por alimentos e calorias e rituais alimentares; obsessão por exercícios físicos; a presença de depressão grave e o comer escondido como prática comum.
O que diferencia a Bulimia Nervosa é a ingestão compulsiva e exagerada de alimentos; a alimentação excessiva sem ganho de peso; a auto-indução de vômitos e abuso de laxantes e diuréticos.
Alguns bulímicos tem problema de dependência de drogas e alcool e de furto compulsivo (cleptomania).


Todo Bulímico induz vômito?

Não. Existe a bulimia sem purgação. Neste caso o peso é mantido devido aos jejuns e exercícios físicos praticados obsessivamente.
Como é tratada a Bulimia Nervosa?
Como na Anorexia Nervosa, na Bulimia Nervosa há presença de Depressão. Por isso, os antidepressivos são aconselhados.
No aspecto psicoterápico a questão gira em torno do controle, que surge excessivo nos jejuns e desaparece por completo nas compulsões. È quase regra que o bulímico padeça de sentimento de culpa após seus rituais de comer compulsivo e tenha dificuldades nos relacionamentos interpessoais. Há algo seu que sempre esconde (vômitos, comer, furtar) o que leva a supor que há algo subjetivo que também não se mantém em segredo.
E agora você vai fazer para ajudar ?
Até quando vamos ver meninas e meninos se matando para poder manter um padrão de beleza imposto por nós ??
Você deve estar se perguntando." imposto por nós ?"
Sim um padrão imposto pela socidade, pela midia, por pessoas como você, como eu (pelo era até passar por isso).
Você deve estar me perguntando" como assim? o que você esta dizendo ?"
O que eu estou dizendo é que , cada vez que você ri de uma pessoa gorda na rua, cada vez que faz um regime, que bate palma para uma modelo magérrriiiimmaaa na passarela, entre outras atitudes que você concerteza a partir de hoje vai parar para pensar você esta influenciando cada vez mais meninas e meninos a quererem sequir aquele padrão que agrada a todos.
A partir de hoje pare e pense......
Vale a pena tudo isso para ser uma pessoa que você não é ???

6 comentários:

Fabio Thiago disse...

ta de parabés laila muito importante sua iniciativa ! agora vc tem que divulgar isso porque tem muita gente que precisa ler!
bjs

Anônimo disse...

Muito bom o artigo!

Juca disse...

putz essas imagens me assustam

bulemia e anorexia é a doença da moda, as modelos vêem elas como amigas que podem ajudar elas para continuar a vida de modelo. nossa é muito triste saber que pessoas se vêem gordas sendo que não são e que comem e depois vomitam..lamentavel.

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk

LAILINHA COUTINHO disse...

e tem gente q ainda ri depos de ver essas imagens , e toda a explica~ção sob re o que é esse problema tao triste q muitas meninas do nosso pais passam ...
por isso que nada muda........

Anônimo disse...

Vamos fezer a nossa parte!! que DEUS ilumine essas pessoas e abra os olhos de cada uma delas, e que a medicina cada vez esteja pronta p/ atender esses casos. e a familia e os amigos entendam e tenha paciencia e força p/ ajuda-las.parabéns pelo artigo é muito interessante!!JESUS NOS AMA.